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Expectativas vs. Realidade: como é abrir uma academia

Como Montar uma Academia do Zero - Parte 1

Planeje com antecedência: se suas instalações incluírem chuveiros, você precisará considerar os custos de construção e o aumento dos pagamentos de serviços públicos. #o que não pode faltar na sua academia #fenixequipamentos #shoppingdasacademias

Você já se perguntou como é abrir uma academia? Talvez você esteja pensando que envolve treinar o dia todo. A realidade é que você pode treinar, mas sua função principal é administrar e expandir o negócio, e não apenas prestar o serviço.


Assumir o papel de dono de uma academia é uma tarefa difícil. Lidar com o custo de abertura de uma academia é apenas o começo. Depois disso, você carrega sobre os ombros o peso do destino da academia. A responsabilidade final pelo sucesso da sua academia pertence a você, o proprietário.


Como proprietário, você toma as decisões finais sobre tudo, como marketing, operações, finanças, pessoal, equipamentos, procedimentos de emergência e resolução de disputas. Como resultado, você deve ser um líder confiante, mas um pensador do pior cenário, que planeja qualquer contratempo que possa surgir.


Sua evolução como proprietário de uma academia


Sua função mais essencial como proprietário nos estágios iniciais é ser um generalista que pode fazer tudo. Mas em breve, você precisará dominar a formação de equipes e a delegação, porque você simplesmente não conseguirá fazer todos os trabalhos sozinho por muito tempo, mesmo que “use todos os chapéus” quando abrir pela primeira vez. Para expandir o seu negócio, você precisará montar uma equipe competente para preencher todas as funções na academia: incluindo treinador de grupo, personal trainer, programador, contador, faxineiro, gerente de sucesso do cliente, gerente geral, vendedor e assim por diante.


A transição para propriedade pode ser difícil se você já é treinador há muito tempo. Possuir uma academia traz consigo duras realidades, desafios variáveis e muitas armadilhas possíveis.


Por exemplo, esta indústria ultracompetitiva fecha mais de 50% dos novos ginásios em cinco anos. Mas não deixe que isso o detenha: com orientação, preparação e perseverança, você pode construir uma academia lucrativa que o recompense financeiramente enquanto ajuda os clientes a melhorar sua saúde.


Neste artigo, você pode comparar suas expectativas sobre como é abrir uma academia com a realidade real de ser proprietário de uma academia. Ele também fornecerá conselhos sobre como estabelecer um negócio de academia duradouro – use-o como sua lista de verificação para abrir uma academia que prosperará.


O compromisso de tempo do proprietário


Foco no objetivo é a forma pela qual você fará o seu negócio crescer #foconoobjetivo #academiademusculacao #fenixequipamentos

Como dono de uma academia, seu dia de trabalho não termina quando o último membro sai e as luzes do piso se apagam. Você não é um treinador ou outro funcionário que pode deixar sua função quando o turno terminar. Você é dono de uma academia 24 horas por dia, 7 dias por semana.


É quase impossível cumprir todas as suas tarefas em oito ou 10 horas. Nos estágios iniciais, você é responsável por absolutamente tudo. Esteja preparado para trabalhar muitas horas para tornar sua academia um sucesso.


A saída: você precisa ser ótimo em construir uma equipe ao seu redor, delegando e garantindo que sua equipe atenda aos seus padrões de serviço. Do contrário, você terá que fazer tudo sozinho para sempre e ficará exausto.


Não cometa o erro que muitos outros cometeram e planeje trabalhar 60 horas por semana para sempre. Não é sustentável e “moer” não é suficiente. Esteja preparado para trabalhar duro para chegar ao ponto de equilíbrio, mas quando chegar lá, comece a procurar maneiras de formar uma equipe que possa reduzir sua carga de trabalho e lhe dar mais tempo para expandir o negócio.



Abrindo uma academia: o verdadeiro custo


A parte mais preocupante de abrir uma academia é o custo. Dependendo das especificidades, o custo de abertura de uma academia de pequeno e médio porte está entre R$ 325.097,50 e R$ 575.172,50, de acordo com Sage.com. No relatório “Estado da Indústria” de 2021 da Fenix - O SHOPPING DAS ACADEMIAS, o custo para abrir uma academia de ginástica variou de R$ 267.130,11 para estúdios de ioga a R$ 928.608,50 para práticas de artes marciais (academias CrossFit: R$ 273.412,00).


Esses números podem aumentar se você decidir abrir uma grande instalação ou comprar as máquinas mais modernas. O preço pode subir ainda mais se você pretende construir uma academia do zero.


Quando você inicia sua lista de despesas da academia, é melhor classificá-las em duas categorias: únicas e contínuas. Abrir uma academia é um compromisso financeiro significativo que requer muita reflexão e tomada de decisões críticas de sua parte. Dessa forma, você pode não precisar de todos os itens que detalhamos nesta seção, mas eles lhe darão uma boa impressão de como é abrir uma academia do ponto de vista contábil.


Despesas únicas e iniciais


Escolher a localização da sua academia é uma das decisões mais críticas e a escolha final não é fácil. Por exemplo, se você escolher a geração Y e a geração X como membros-alvo, instalar-se em um local onde eles vivam, trabalhem e se divirtam normalmente custará mais do que instalações fora desta zona – parques industriais, distritos de armazéns, etc.


No entanto, escolher o local mais barato pode acabar custando mais em despesas adicionais de marketing e perdendo negócios, especialmente se você decidir oferecer aulas. Mesmo que você pretenda enfatizar o marketing digital, pode ser vantajoso fazer parte do habitat dos seus potenciais membros.


O tamanho do ginásio é uma decisão de custo igualmente importante porque afeta diretamente o seu potencial de receita. Mais espaço oferece espaço para mais capacidade de membros, renda adicional com aulas e potencial de expansão à medida que sua academia cresce. Se você está buscando financiamento por meio de um banco tradicional, ele vai querer saber seus planos de longo prazo para a academia, e pensar grande às vezes pode ser melhor do que pensar pequeno.


Mas lembre-se de que instalações maiores custam mais e, quando não estão cheias, você pode perder muito dinheiro. Maior nem sempre é melhor. Por exemplo, os dados da Fenix - O SHOPPING DAS ACADEMIAS revelam que as microginásias mais lucrativas têm entre 700 e 1219 metros quadrados.


Custos iniciais menores


Depois de decidir a localização e o tamanho da sua academia, você deve considerar as despesas iniciais típicas, como licenças e autorizações, honorários advocatícios, custos de modificação do edifício e, possivelmente, taxas de agente imobiliário. Além disso, você deve pensar em todos os custos acessórios envolvidos na abertura de uma academia, como:

  • Placas, cartões de visita , material de escritório.

  • Configurando seu computador, telefones e sistemas de ponto de venda.

  • Aquisição e configuração de equipamentos de ginástica.

  • Configuração do site.

  • Caixa operacional ou linha de crédito.

Há muitas maneiras de obter financiamento para sua academia, e cada caminho tem prós e contras. Para revisar fontes de investidores e parceiros para empréstimos bancários e empréstimos SBA, clique aqui.


Muitos proprietários de academias dirão que os equipamentos precisam de manutenção constante. Certifique-se de incluir isso em seu orçamento. #oquenaopodefaltarnasuacademia


Custos contínuos após abrir uma academia

Os custos contínuos variam de acordo com o tamanho e as demandas do seu negócio de academia. Antes de abrir sua academia, você deve ter um cálculo preciso do custo mensal de fazer negócios. Este livro-razão deve ser uma parte vital da sua lista de verificação de abertura de uma academia.


A lista de despesas contínuas deve incluir o valor exato de seus pagamentos mensais e anuais de hipoteca ou arrendamento/CAM, juntamente com outros custos regulares. Esses custos podem ser divididos em custos fixos e variáveis, se desejar.


Abaixo, você encontrará uma lista de outras despesas correntes e seu custo médio mensal. Lembre-se de que os números variam muito dependendo de suas instalações e modelo de negócios.

  • Espere pagar entre R$ 13.303,99 e R$ 55.016,50 anualmente por seguro com cobertura total.

  • Se você optar por não comprar equipamentos, faça um orçamento de R$ 9505,85 a R$ 40012,00 por mês para aluguel de equipamentos.

  • Serviços públicos: R$ 5001,50 a R$ 8.000 (fortemente influenciado pelo clima e pelo tamanho das instalações).

  • Manutenção e reparos de equipamentos: R$2500,75 a R$10003,00

  • Materiais de limpeza: R$750,23 a R$1500,45

  • Salários dos funcionários: Variável dependendo da taxa do mercado local, experiência e estrutura de remuneração/bônus/comissões.

  • Wi-Fi: R$375,11 a R$500,15.

  • Publicidade e promoção: R$ 500,15 a R$ 35010,50 (você pode optar por fazer você mesmo com anúncios no Facebook ou contratar uma agência de marketing. Recurso: “Você deve contratar uma agência de publicidade para sua academia?”).

Dependendo da situação do seu negócio, você poderá incorrer em despesas mensais diferentes das listadas. Você também deve ter pelo menos R$5001,50 em dinheiro para despesas inesperadas.


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Responsabilidades de marketing

Ao visitar academias comparáveis à sua, você notará que a maioria delas é semelhante em design, configuração e abordagem. É sua função enfatizar o que torna sua academia uma escolha melhor do que as outras.


Depois de determinar as qualidades essenciais que tornam sua academia especial, você deve comunicar com eficácia os atributos de sua academia ao mercado. Os clientes não aparecerão apenas porque você é um bom treinador – um plano de marketing e vendas é essencial para abrir uma academia.


Se ainda não o é, você deve se tornar um vendedor e comerciante especialista ou não obterá o número de associados necessário para manter uma academia vibrante. Você deve apresentar um produto e uma imagem para frequentadores de academias, credores, fornecedores, treinadores e demais funcionários. Sua capacidade de construir e divulgar uma marca para sua academia é fundamental para seu sucesso.


Se você precisar de ajuda nessa parte de ser proprietário de uma academia, muitos recursos on-line estão disponíveis para torná-lo um melhor profissional de marketing e vendedor de academias.


saiba mais no próximo capítulo Como Montar uma Academia do Zero - Parte 2

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